domingo, 24 de junho de 2007

Surrealismo


O Surrealismo está diretamente ligado aos estudos psicanalíticos de Sigmund Freud, e suas descobertas sobre o inconsciente humano. Inconsciente é uma das palavras chaves do Surrealismo, eles queriam poder expressar na sua arte aquilo que sentiam no fundo, além do que a nossa mente é capaz de entender. Por isso se utilizavam dos sonhos como uma maneira de chegar ao inconsciente, (mais uma coisa ligada a Freud, que dizia que os sonhos são manifestações do inconsciente).
A palavra surreal sempre nós faz pensar em algo irreal, mas as obras Surrealistas não mostravam uma realidade totalmente irreal, mostravam a realidade da mente, dos desejos, dos medos, das fobias, a realidade que existe em cada um de nós, que ultrapassa a realidade material, da qual todos fazem parte, e na qual todos podem tentar interferir. Já os sonhos são algo além do controle de qualquer coisa ou pessoa, além do nosso próprio, e isso que faz deles tão verdadeiro. Tentar reproduzir em forma de arte algo que nem você mesmo entende por completo deve ser uma tarefa na qual nunca se tem sucesso total, porém pode trazer a tona muitas coisas que você não imaginava quando começou.
Acho as obras Surrealistas lindas e profundas, mas deve ser até dolorido lidar com aquilo que o machuca, que provoca medo. É como fugir de todos os mecanismos de defesa e se entregar a confusão das emoções, e não só se entregar, como procura-las para transformá-las em arte. É ter a coragem de mostrar para todos aquilo que passa nos lugares escondidos de sua mente. É preciso muita coragem.

Um comentário:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Realmente � preciso ter bastante coragem... GOsto do surrealismo, em especial das obras do Poeta Paul Eluard.

Ei, gostei do Noir de Noir, encontrei por acaso no google.

Beijos.
Int�.